Com foco na redução de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), tem intensificado as ações de fiscalização e de conscientização nas vias. A ação objetiva orientar os condutores para a promoção de um trânsito cada vez mais responsável e seguro.
No último levantamento, pegando os meses finais de 2024, em 90 dias mais de 1.400 acidentes foram registrados, resultando em uma média alarmante de mais de 15 ocorrências por dia, segundo dados do SAMU, do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (Ciots). As vias com maior incidência de acidentes são a avenida João da Escóssia, avenida Presidente Dutra e a rua Seis de Janeiro, na altura da avenida Rio Branco.
Megaoperações em defesa da vida
A secretaria de trânsito vem realizando mais uma megaoperação em defesa da vida, visando conscientizar condutores e minimizar riscos no trânsito. Durante as operações, equipes de fiscalização e educação atuaram em conjunto para orientar motoristas sobre boas práticas, como o uso do cinto de segurança, evitar o uso de celular ao volante, respeito aos limites de velocidade e abstinência de álcool ao dirigir.
“Prevenção é a palavra-chave. Essas operações têm o objetivo de salvar vidas, promovendo um pacto de cooperação mútua entre o poder público e a sociedade. Por meio da educação e da orientação, conseguimos reduzir os acidentes e preservar vidas”, destacou Luís Correia, diretor de Mobilidade Urbana.
Educação e tecnologia como aliadas
Além das operações, a Sesdem tem investido em atividades educativas, como palestras e campanhas de conscientização. Outro ponto destacado é o uso de tecnologias e estatísticas para o mapeamento de áreas críticas, permitindo à equipe de engenharia viária implementar soluções mais eficazes.
“Estamos buscando soluções tecnológicas que ajudem a minimizar os acidentes, aliando fiscalização a estratégias educativas. É fundamental que todos os cidadãos entendam seu papel na construção de um trânsito mais seguro”, ressaltou Luís.
Um pacto pela vida
As iniciativas reforçam que a segurança viária não é apenas responsabilidade das autoridades, mas de toda a população. Pequenos atos de conscientização podem fazer a diferença para evitar sinistros e salvar vidas.
A meta é clara: preservar vidas e reduzir os números alarmantes de acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário