Dez internos privados de liberdade do Complexo Penal Estadual de Pau dos Ferros, participantes do programa de ressocialização “Reciclando Vidas”, realizaram a limpeza e revitalização do Cemitério Público do Municipal e do Cemitério Parque da Saudade, preparando-os para o Dia de Finados, no sábado (2).
O trabalho é coordenado pela Prefeitura de Pau dos Ferros com apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por meio dos policiais penais locais, proporcionando possibilidades de ressocialização dos apenados e benefícios para a sociedade.
Todas as atividades são informadas à Justiça por meio de um cronograma de trabalho para que a pena possa ser remida em um dia para cada três dias trabalhados. A segurança e a escolta são garantidos pelos policiais penais da unidade.
O convênio entre Prefeitura e SEAP é do tipo cooperação para inclusão de mão de obra carcerária em ciclos produtivos de confecção de bens e prestação de serviços. Através dele, os presos já atuaram em ruas, praças, escolas, hospitais, prédios públicos e até na limpeza das margens da barragem municipal.
Os policiais penais identificaram os internos com qualificação, por exemplo, de pedreiro, pintor e carpinteiro, entre outras atividades, direcionando-os para o serviço. Além disso, para participar do projeto, eles são classificados em relação a disciplina com histórico de excelente conduta carcerária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário