A equipe de agentes de trânsito do município segue intensificando as ações de combate à direção perigosa na cidade, para garantir a segurança no trânsito. A atuação da secretaria vem acontecendo mediante medidas de prevenção, conscientização, fiscalização e educação, cumprindo um papel importantíssimo na redução do comportamento de risco à população.
Essa iniciativa é uma resposta direta à crescente preocupação com os comportamentos perigosos e imprudentes nas vias públicas da cidade. Durante a operação, estão sendo implementadas estratégias para identificar e punir condutores que desrespeitem às leis de trânsito, colocando em risco a segurança das pessoas.
Recentemente, a cidade de Mossoró se comoveu quando uma criança morreu em decorrência da irresponsabilidade de um motociclista que praticava “o grau”. Com isso, o assunto voltou a ficar em evidência e os agentes de trânsito redobraram ainda mais os trabalhos nas ações dedicadas a esse combate.
Essas ações não apenas visam penalizar, mas também conscientizar sobre a importância de seguir as leis, enfatizando a responsabilidade de cada um na construção de um trânsito mais prudente e seguro para todos.
Conforme o Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), utilizar veículo para promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via é infração considerada gravíssima com fator multiplicador x 10.
Penalidade — multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Medida administrativa — recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo. As penalidades são aplicáveis aos promotores e aos condutores participantes.
Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de 12 (doze) meses da infração anterior. Incluído pela Lei n.º 12.971, de 2014.
Caso ocorra danos a duas ou mais pessoas, isso caracteriza a potencialização dos riscos. Com isso, a pessoa envolvida poderá ser levada à delegacia e responder criminalmente.
Medidas como essas são necessárias para desencorajar condutas perigosas, visando proteger não só os motoristas, mas também pedestres e demais usuários das vias.
A população pode denunciar a prática ou acionar os agentes de trânsito do município através do número 156. A ligação é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário