As fortes chuvas caídas nas últimas horas em Mossoró e a previsão de novas precipitações pluviométricas, que devem perdurar por todo este final de semana na região, deixaram a Defesa Civil de Mossoró em alerta total.
Além da preocupação com o descarte incorreto de lixo por parte de algumas pessoas, o que acaba por obstruir bocas de lobo, bueiros e córregos, provocando alagamentos, outro fator tem atraído a atenção e despertado preocupação da Defesa Civil. No caso, a ação de algumas pessoas que decidiram realizar manutenção de telhados neste momento.
A iniciativa durante o período chuvoso traz riscos de choques elétricos, devido as descargas naturais nessa situação.
“Temos notado que muita gente resolveu consertar o telhado de suas casas justamente neste momento de chuva. Não aconselhamos o retelhamento neste momento. Com as chuvas, vêm as descargas elétricas e o risco de alguém ser atingido por raios aumenta. Não se arrisquem”, alertou Weidson Mariano, titular da Coordenação de Monitoramento, Alerta e Desastres, da Defesa Civil.
Weidson aconselha para que as pessoas esperem o período chuvoso passar para realizar esse tipo de manutenção em suas residências.
“Por mais que precise retelhar a casa, melhor esperar as chuvas passarem. Os cuidados com a preservação da vida são sempre mais valiosos que qualquer outra coisa”, concluiu Weidson.
As equipes da Defesa Civil continuam em alerta, monitorando pontos críticos. Elas contam com o auxílio de equipes da Guarda Municipal e Trânsito. Em caso de eventualidades, como alagamentos, deslizamento de terra e desmoronamento, a população pode acionar o Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), através dos números 153, 156 e 199. Outra alternativa é utilizar a plataforma “Mossoró Digital” para solicitar as ações da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário